Título: Ousadia: menores do Caje são resgatados
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/02/2005, Brasília, p. D8
Bandidos interceptam Kombi do Centro e libertam 2 internos
Foi uma operação planejada e fácil. A Kombi que transportava seis adolescentes infratores do Juizado Especial Criminal (JEC) para o Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), no domingo à noite, foi interceptada por bandidos armados na W3 Norte, na altura da HIGS 711. Os criminosos colocaram os monitores para correr e fizeram o motorista de refém. Dois adolescentes presos por roubo e homicídio foram resgatados. Os demais foram libertados, mas não quiseram fugir. Um dos criminosos que fizeram o resgate já foi identificado pela polícia, mas não teve seu nome divulgado. Trata-se de um rapaz de 18 anos, que esteve internado no Caje por dois anos e ganhou a liberdade no último dia 10 de dezembro.
Os dois rapazes resgatados, um de 16 e outro de 17 anos, também já estiveram no Caje, apenas um mês. O primeiro aproveitou o indulto de Natal para visitar a família e não voltou mais. O segundo, no último dia 5 de janeiro, ganhou o direito de cumprir a medida sócio-educativa em semi-liberdade, numa casa de reeducação no Gama. A dupla foi presa durante um assalto, no Gama, no último sábado.
- O de 16 anos tem um ficha (criminal) extensa, com roubo e homicídio. O de 17 tem uma fichinha menor, mas também tem homicídio - comentou a diretoria do Caje, Iolete Macedo.
Todos os adolescentes estavam na Delegacia da Criança e Adolescente (DCA). Policiais conduziram os menores até o JEC e os entregaram a dois monitores e um motorista do Caje. Iolete diz ter certeza que os criminosos começaram a seguir o grupo na DCA e só não agiram antes porque sabiam que os policias estavam armados.
Na W3 Norte, ao parar num semáforo, os criminosos cercaram a Kombi. Desarmados, os dois monitores foram obrigados a correr. Um dos adolescentes entrou num Gol vermelho, com placa de Goiás. O outro entrou num segundo veículo, que não foi identificado.
O carro não identificado saiu em disparada e o Gol passou a seguir a Kombi, que era dirigida por um dos criminosos. O motorista Jeso Eustáquio dos Reis, 54 anos, sob a mira de um revólver, foi obrigado a se deitar no assoalho. No caminho, os bandidos ainda tentaram trocar de veículo roubando um outro carro, mas não conseguiram.
A Kombi seguiu para a Vila Planalto. No caminho, deixaram os quatro adolescentes, que não fugiram e foram encontrados por policiais militares pouco tempo depois. Jeso e a Kombi foram deixados na Vila. Os funcionários do Caje prestarão depoimento na 2ª DP (Asa Norte) hoje.
O diretor do sindicato que representa os funcionários do Caje, Evanildo Sales Santos, disse ser necessário o apóio de policias para fazer o transporte de internos, porém a Secretaria de Segurança Pública alega não ter gente disponível.