Título: Mercado aumenta previsão de inflação
Autor: Gabriela Valente
Fonte: Jornal do Brasil, 08/03/2005, Economia, p. A17
BRASÍLIA - Apesar dos aumentos consecutivos dos juros pelo Banco Central, os analistas de mercado continuam apostando na alta da inflação para este ano. De acordo com o boletim Focus, divulgado semanalmente pelo BC, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deverá fechar 2005 em 5,74% e não em 5,7%, como previsto na semana passada. Para 2006, a projeção está mantida há 37 semanas em 5%.
O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas), seguiu o mesmo caminho de alta e reverteu a trajetória de queda que durava três semanas consecutivas. Passou de 6,35% para 6,39%. No entanto, como o IPCA, mostrou estabilidade na previsão para 2006 e permaneceu em 5,5%: número mantido há oito semanas.
Também em alta estão as estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em 2005, elas ficaram em 5,47%. O número da semana passada era próximo: 5,46%. Para 2006, a projeção também aumentou. Em vez de 4,70%, a previsão voltou para 4,75%, o patamar que estava há duas semanas.
A projeção para os preços administrados saiu da estabilidade e oscilou um pouco para cima em relação à semana anterior. A aposta dos analistas é que os preços monitorados pelo governo deverão ter inflação de 7,02% neste ano, ante a previsão de 7% na semana passada. Para 2005, a perspectiva é a mesma de oito semanas atrás: 6%.
Para este ano, a meta de inflação oficial do governo é de 5,1% do IPCA, com uma margem de tolerância de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.