Título: 10 milhões limpam nome na praça
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/02/2005, Economia, p. A19

SÃO PAULO - A melhora da atividade econômica ampliou a capacidade de pagamento dos consumidores. Levantamento realizado pela Serasa mostra que 10,2 milhões de pessoas saíram das listas negras de crédito de devedores ao longo do ano passado. Esse volume representa um incremento de 5,2% na regularização de débitos em relação a 2003. De acordo com os técnicos da Serasa, a melhora do nível da atividade econômica também se refletiu na abertura de postos de trabalho, o que reduziu o desemprego e aumentou a massa salarial. Com emprego e salário melhores, o consumidor endividado conseguiu limpar o nome e sair das listas de inadimplência. Segundo a Serasa, isso ocorreu porque o consumidor privilegiou o pagamento de dívidas em relação à contratação de novos débitos em 2004.

Além disso, a oferta de novas linhas de crédito com desconto em folha de pagamento permitiu ao consumidor trocar dívidas caras por empréstimos com juros menores, o que facilitou o pagamento das pendências financeiras. Apesar da elevada regularização de débitos, a lista de devedores - que tem 23 milhões de consumidores - recebeu mais 2,5 milhões de nomes em 2004. É que 12,72 milhões de devedores entraram para o cadastro negativo. Para os técnicos da Serasa, a elevação da regularização das dívidas sinaliza um aumento na capacidade de consumo das famílias, o que traz impacto positivo sobre o crescimento do Produto Interno Bruto.

O levantamento da Serasa mostra que a composição das anotações no cadastro de inadimplência mudou. Exemplo disso são os cheques sem fundos, que em 2000 respondiam por 48% das anotações de inadimplência. Em 2004, essa participação caiu para 35%.