Título: Briga próxima do fim
Autor: Mariana Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 05/03/2005, Economia & Negócios, p. A19

O vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, assumiu ontem, com ''otimismo'', a condição de intermediário da iniciativa do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, de promover um acordo extrajudicial envolvendo encontro de contas entre a União e as empresas Varig, Vasp e TAM, a fim de não prolongar indefinidamente um bilionário contencioso de mais de dez anos. As aéreas cobram - e têm obtido decisões judiciais favoráveis até no Supremo Tribunal Federal - cerca de R$ 5 bilhões de indenizações referentes ao congelamento da tarifas entre 1985 e 1992.

- Mais vale um mau acordo do que uma grande demanda, e somos a favor desse acordo - disse José Alencar, depois da reunião com o ministro Edson Vidigal, no STJ, da qual participaram também os presidentes da Varig, Carlos Muniz Martins, da Vasp, Wagner Canhedo, da TAM, Marco Antonio Bologna, e do Sindicato das Empresas Aéreas, George Ermakoff.

Alencar depende do ''sinal verde'' de Lula para que a negociação seja concluída. O ministro Edson Vidigal informou que, caso isso ocorra, será criado um grupo com representantes de ministérios interessados na questão, como o da Previdência Social (débitos previdenciários das empresas).