Título: Varjão na busca de emprego
Autor: Melissa Medeiros
Fonte: Jornal do Brasil, 05/03/2005, Brasília, p. D5

Conseguir um emprego fixo com carteira assinada é o maior desejo dos moradores que compareceram à I Ação Itinerante do Varjão. Até amanhã, a população local pode fazer cadastro para vagas de emprego, tirar Carteira de Trabalho, obter informações sobre microempreendimentos e até cuidar da beleza com serviços de cabeleireiros. Para o lazer, crianças estão participando de jogos e brincadeiras e os adultos assistirão apresentações musicais e teatrais. Com oito mil moradores, o Varjão tem uma taxa de 23% de desemprego, cinco pontos acima da média do DF. Por isso, a Secretaria de Trabalho, a Administração local e a Secretaria de Desenvolvimento resolveram fazer essa ação itinerante. Na abertura do evento, a secretária de Trabalho, Ivelise Longhi, disse que, além das atividades práticas, o mais importante é levar às pessoas informações sobre direitos trabalhistas e sobre o que o governo pode oferecer a eles.

- Estamos fazendo a intermediação entre as empresas e a mão de obra. E também estaremos mostrando como solicitar seguro-desemprego e oferecendo qualificação profissional - afirma a secretária.

- Tudo o que essas pessoas mais querem é moradia e emprego. Estão ansiosos por resultados rápidos devido ao cadastro de empregos realizado - diz a administradora do Varjão, Estela Otton de Lima.

Há cinco anos sem emprego fixo, o motorista Darilo Morreira, foi um dos primeiros a aparecer na fila de cadastro para emprego.

- Hoje eu vim aqui me cadastrar pra tentar um trabalho e, amanhã, venho com a família toda para aproveitar tudo que tiver.