Título: Severino rejeita denúncia
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 09/03/2005, País, p. A2

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), arquivou ontem o pedido do PSDB para abrir um processo por crime de responsabilidade contra o presidente Lula. No discurso, o presidente Lula disse que foi informado por um ''alto companheiro'' sobre um caso de corrupção no governo passado e o orientou a não divulgá-lo. Severino alegou que o discurso do presidente no Espírito Santo no qual , no qual disse ter impedido a divulgação da difícil situação financeira de uma empresa estatal, não pode ser classificado como uma ação ''incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo''.

O presidente da Câmara prosseguiu sua decisão, afirmando que a ''simples leitura das condutas legais que se busca imputar ao presidente da República revela que é impossível adequar qualquer uma delas ao que foi declarado no discurso''.

- O que me impede de dar prosseguimento à denúncia. Arquive-se - resumiu.

Quando o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), pediu a palavra para recorrer da decisão, o tempo fechou em plenário. Aos berros, Severino criticou suposta declaração de Goldman, acusando-o de demorar a responder ao pedido do PSDB por estar barganhando cargos no governo.

- Devia olhar o passado dele, não o meu - cobrou.

Severino sacudiu artigo de 1993, no qual se afirmava que Goldman teria cometido deslizes na privatização da Via Dutra quando era ministro dos Transportes. Goldman reagiu:

- Eu nunca disse que o senhor estava barganhando. O senhor não pode se basear em algo que um jornalista disse. Quantas vezes os jornalistas já falaram coisas contra esta Casa?