Correio Braziliense, n. 21.144, 15/04/2021, Cidades, p. 33

 

Secretaria descarta chance de abandono vacinal

15/04/2021

 

 

Enquanto o Executivo local aguarda o envio de mais doses de vacinas contra o coronavírus pelo Ministério da Saúde ou a liberação do uso da Sputnik V, a Secretaria de Saúde descarta a possibilidade de abandono vacinal. A pasta afirma que o público que precisa tomar a segunda dose está em dia com o atendimento. "Se for considerado o quantitativo de D1 (primeira dose) aplicado até o momento, de 329.639, e se forem somadas as 104.303 doses aplicadas de D2 (segunda dose), com as 228.100 que serão aplicadas a partir do fim de abril, teremos 332.403 pessoas que receberam as duas. Os 2.764 de diferença entre esse cálculo pode considerar as pessoas de outros estados que tomaram apenas o reforço no DF", explica a secretaria.

Para o professor de epidemiologia da Universidade de Brasília (UnB) Mauro Sanchez, investir em rastreamento e comunicação permitirá evitar o abandono vacinal. "O GDF (Governo do Distrito Federal) precisa investir em uma campanha de comunicação com a população, para as pessoas saberem da importância de tomar as duas doses. Também (é necessário) ter estratégia para rastrear as pessoas que, por acaso, não apareçam dentro do prazo", diz. "É melhor se vacinar mais tarde do que não se vacinar, mas o ideal é cumprir o protocolo", ressalta. Ele acrescenta que a velocidade da campanha está lenta tanto no DF quanto no restante do país.

A manhã de ontem ficou marcada por demora em alguns pontos de vacinação contra a covid-19 visitados pela reportagem. A maior parte do público era de idosos que aguardavam atendimento para receber a segunda dose dos imunizantes. Alguns levaram cadeiras e guarda-chuvas para esperar. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 22 de Samambaia Norte, a fila dava volta no posto, por volta das 9h. Em Planaltina, no Jardim de Infância Casa de Vivência, a situação era parecida, com uma população que compareceu para receber o reforço.

Questionada sobre o problema, a Secretaria de Saúde informou que a formação de filas em alguns momentos de vacinação ocorre, principalmente, "em virtude da ansiedade dos públicos contemplados para finalmente serem vacinados". No entanto, a pasta reconheceu que, dado o prazo de retorno para aplicação do reforço nos grupos contemplados, é possível que ocorra aumento pontual na procura pelas UBSs.

A secretaria ressaltou que seguirá o trabalho para atender a todos os idosos e demais grupos contemplados pela vacinação, de acordo com a capacidade de cada unidade de saúde. Até o momento, 335 mil pessoas haviam sido vacinadas no Distrito Federal, sendo que 115 mil delas receberam a segunda dose. Ontem, 2.493 pessoas tomaram o imunizante pela primeira vez, e 6.788, o reforço.