Título: Decisão sobre FMI em 15 dias
Autor: Dimalice Nunes
Fonte: Jornal do Brasil, 09/03/2005, Economia & Negócios, p. A17

A decisão sobre a renovação ou não do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sairá em duas semanas. A afirmação foi feita ontem pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

O acordo em vigor atualmente, fechado no período de transição do governo Fernando Henrique Cardoso e renovado no início de 2003, previa US$ 42 bilhões em recursos. Mas as últimas parcelas à disposição do Brasil, que somavam cerca de US$ 14 bilhões, não foram sacadas. Sem detalhar a operação, o ministro disse apenas que os últimos pontos estão sendo estudados para a definição do acordo.

O ministro também falou sobre as resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciadas na noite da última sexta-feira. Sobre a unificação do câmbio livre e flutuante, que começa a vigorar na próxima semana, Palocci disse que havia um desarranjo inaceitável para um país moderno.

- As medidas vão ao encontro das melhoras institucionais que propiciarão o crescimento da economia. Elas trazem transparência e desburocratização para o câmbio - disse.

Segundo Palocci, as medidas fazem parte da pauta de redução do custo-Brasil, que também inclui a Lei de Falências e a regulamentação do crédito e do mercado de capitais.