Valor Econômico, n. 5231, 19/04/2021. Brasil, p. A2
Brasil passa das 370 mil mortes por covid-19
19/04/2021
A média móvel de mortes nos últimos sete dias foi de 2.878, o que aponta para um quadro de estabilidade nas mortes por covid-19
O número de mortes no país por covid-19 desde o início da pandemia chegou ontem a 373.442, com 1.553 óbitos registrados em 24 horas. Nos finais de semanas, os registros de óbitos costumam mostrar cifras um pouco menores.
A média móvel de mortes nos últimos sete dias foi de 2.878 -- 7% maior do que a média de duas semanas antes, o que aponta para um quadro de estabilidade nas mortes por covid-19 no país.
Os dados são do consórcio de veículos de imprensa com base em informações das secretarias estaduais de Saúde. O consórcio é formado por “G1”, “O Globo”, “Extra”, “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S.Paulo” e “UOL”.
Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais para, entre outros temas, falar de vacinas. Ele reiterou um cronograma de produção que já tinha sido anunciado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Bolsonaro disse que até o fim do mês o laboratório prevê totalizar entregas de 18 milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford.
As vacinas fazem parte do contrato firmado pelo Ministério da Saúde com a Fiocruz. “Previsão é que as entregas cresçam em volume nos próximos meses e cheguem a 21,5 milhões, em maio; 34,2 milhões, em junho; e 22 milhões, em julho. No segundo semestre de 2021, a Fiocruz prevê produzir mais 110 milhões de doses da vacina com IFA fabricado no Brasil”, afirmou o presidente, num tom diferente do tom de desdém que usou durante meses ao longo da pandemia ao se referir às formas de lidar com a crise do coronavírus.
Bolsonaro também postou o número que doses distribuídas pelo país -- 53,4 milhões.
A grande parte das vacinas aplicadas até o momento na população são as produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo.
Mas tanto Butantan quanto Fiocruz têm enfrentado dificuldades na aquisição de insumos importados para a produção dos imunizantes.