Título: TAM embarca na guerra de preços
Autor: Gisele Saporito
Fonte: Jornal do Brasil, 10/03/2005, Economia & Negócios, p. A19

SÃO PAULO - A TAM seguiu as concorrentes e anunciou ontem a redução de até 60% nos preços das tarifas para vôos durante a Semana Santa. Nos últimos dias, Gol e Varig também deram início a promoções para atrair clientes.

A promoção da TAM vale para os embarques entre os dias 22 e 29 deste mês e engloba bilhetes adquiridos por meio de agentes de viagens, telefone ou internet.

Marco Antônio Bologna, presidente da TAM, rechaçou o rótulo de ''guerra tarifária''. Segundo ele, o que acontece é um realinhamento de preços do setor, devido ao ''otimismo da economia'' e, principalmente, à queda do dólar nos últimos meses. Bologna afirmou que a empresa planeja um reposicionamento tarifário entre 10% e 15% no primeiro semestre.

De acordo com o presidente, a TAM aguarda autorização do Departamento de Aviação Civil para colocar em prática a nova malha na Ponte Aérea Rio-São Paulo, hoje compartilhada com a Varig. No mês passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu 90 dias para que o code-share, surgido durante a proposta de fusão das empresas, terminasse. Para Bologna, a nova malha deve vigorar a partir de 2 de maio.

- Temos a expectativa de que, com uma maior eficiência e redução dos custos, conseguiremos crescer. Ficaremos felizes em fechar 2005 com uma participação total de 45% do mercado - disse Bologna.

A TAM espera fechar 2005 com avanço nas vendas de 16% a 20% em relação ao ano passado. Esse percentual representa o dobro das previsões entre 8% e 10% feitas para o crescimento do setor aéreo.

- Enquanto a indústria cresceu 12% em 2004, a TAM conseguiu um aumento de 23% - afirmou Bologna.

A empresa anunciou também a reformulação da área de tecnologia da informação. As parcerias com Unisys, Telemar e EDS nas áreas de hardware, comunicação de dados e software custarão R$ 115 milhões em cinco anos, mas propiciarão queda de até 36% nos custos da TAM nessas áreas.