Título: Bandidos apelam para encenação
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 13/03/2005, País, p. A7

Muitos traficantes montam verdadeiros teatros para tentar enganar a polícia. As encenações dos criminosos incluem falsas ''mudanças'' de domicílio e até manifestações religiosas. Em setembro, três traficantes da região, entre eles Gilciney Lima, o ''Morcego'', ensaiaram uma mudança em um barco para carregar 7 quilos de cocaína. A droga estava dentro da porta de uma geladeira, entre vários outros móveis da casa. O traficante Oséas Pinheiro da Silva, de 30 anos, foi ainda mais criativo. Ele foi preso em agosto de 2003, também no Porto de Santana (AP), com 21 quilos de pasta-base de cocaína. Ele estava travestido de pai-de-santo e carregava parte da droga acondicionada dentro de velas de sete dias.

Outro que foi preso em uma suposta mudança, também no Porto de Santana (AP) foi José de Arimatéia Moura da Cunha. Ele carregava 3 quilos de pasta-base de cocaína escondidos dentro do tubo de imagem de um aparelho de televisão de 20 polegadas. A droga foi descoberta com o auxílio do faro da cadela Donzinha, da PF.

O teatro de mal gosto dos traficantes muitas vezes envolve até bebês. Em Petrolina (PE), o casal Luiz José da Silva, e 37 anos, e Rosimere Jesus da Silva, de 20, foi preso em janeiro com 20 quilos de maconha, camuflados em sacos de sal e rapadura. O casal carregava o filho, de quatro meses de idade, para não despertar suspeitas. Três traficantes em São Leopoldo (RS), também usavam um bebê de apenas 2 meses de idade para tentar disfarçar uma venda de 89,5 quilos de maconha.