Título: A volta para casa
Autor: Helen Murphy
Fonte: Jornal do Brasil, 13/03/2005, Internacional, p. A13

O ex-combatente paramilitar Harold Luna pretende, quando seu treinamento acabar, em dezembro de 2006, voltar com a mulher e o filho para Caqueta, uma província localizada no Sul da Colômbia.

- Eu quero ter minha própria fazenda e tentar levar uma vida normal - contou Luna, cujo rosto foi desfigurado pelos estilhaços de um morteiro que também arrancou seu braço.

O grupo de Luna estava lutando contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) quando ele se feriu. À medida que o tráfico de drogas na Colômbia decolou, no início da década de 1980, os rebeldes da Farc, grupo criado em 1968, começaram a vender proteção aos plantadores de coca - a matéria-prima utilizada na fabricação da cocaína - e aos traficantes de drogas.

A Colômbia é o maior produtor mundial de cocaína. O grupo rebelde, cujos membros totalizam cerca de 13 mil homens, recusou-se a negociar um cessar-fogo com o governo.

As Farc também levantaram recursos por meio da extorsão de dinheiro a executivos e proprietários de terras, que acabaram criando as próprias milícias particulares para se proteger dos seqüestros.