Correio Braziliense, n. 21151, 22/04/2021. Política, p. 2

 

Mobilização contra Salles

22/04/202

 

 

Na véspera da Cúpula do Clima, as críticas contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se acentuaram. Ontem, ele foi alvo de um tuitaço divulgado por organizações ambientais pedindo a sua saída do cargo. Postagens com a hashtag #ForaSalles foram feitas na rede social por nomes como a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o compositor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, e políticos da oposição como o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) e o senador Humberto Costa (PT-PE). Como reação ao movimento, apoiadores do governo passaram a divulgar mensagens a favor do ministro, com a hashtag #FicaSalles.

Na noite de terça-feira, o próprio Salles contribuiu para dar visibilidade à publicação massiva de postagens ao ironizar uma convocação de tuitaço feita pelo Coletivo de Cidadãos e Cidadãs em Defesa das Florestas. "Amanhã é dia...", escreveu o ministro.

Candidata da Rede nas eleições presidenciais que, em outubro de 2018, elegeram Jair Bolsonaro, a ex-ministra Marina Silva escreveu que Salles e o chefe do Executivo não estão cumprindo o dever de proteger a Amazônia. "Precisamos que as agências ambientais funcionem! Ibama fraco só interessa a quem atua na ilegalidade", postou, numa referência ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

Gilberto Gil, ao também aderir ao movimento, escreve: "Hoje é o Dia da Terra, o dia de pensarmos sobre nossa responsabilidade e compromisso com o futuro do nosso planeta. O Brasil tem um dos maiores patrimônios ambientais do mundo e não podemos deixar que seja destruído pela maldade do governo atual. #ForaSalles".

Defensor

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) saiu em defesa do titular do Meio Ambiente. "O novo alvo do sistema é o ministro Ricardo Salles. Estranho seria não ser atacado. Globalistas e seus tentáculos miram naquele que defende nossas florestas", ressaltou. "Isso tudo porque Salles fechou a torneira e cortou os milhões de reais do povo brasileiro que iam pra ONGs (organizações não governamentais)."

O também deputado Carlos Jordy (PSL-RJ) seguiu a mesma linha. "Não adianta chorar, espernear e levantar hashtag contra. Salles fica e até 2026!", escreveu.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, usou a hashtag #FicaSalles com a foto em que aparecem o titular do Meio Ambiente e outros integrantes do governo com o presidente Jair Bolsonaro. O encontro foi num almoço, ontem, na casa de Faria.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) comentou o embate na rede social. "O Brasil não precisa de guerra de # ou mitadas nas redes. Precisa de gestão eficiente e políticas públicas sérias", reprovou. "Sobre o Salles, a questão é objetiva: na sua gestão o desmatamento foi reduzido e fiscalização melhorou? Não, aconteceu o contrário. Estamos queimando nosso futuro."