Título: HIV: Vacina é testada
Autor: Catharina Epprecht
Fonte: Jornal do Brasil, 14/03/2005, Internacional, p. A7

A China, criticada inicialmente pela lenta reação ao crescente aumento do número de casos de Aids no país, começou a fazer os primeiros testes em humanos de uma nova vacina contra a doença, informou a agência de notícias Xinhua.

Um homem de 20 anos foi o primeiro voluntário a receber a vacina, no sábado, seguido de sete outros, quatro deles mulheres. Ao todo, 49 voluntários, com idades entre 18 e 50 anos, farão os testes em três fases, a primeira com 14 meses de duração.

Especialistas vinham acusando a China de demorar a reconhecer o problema crescente da Aids, agravado pelo não-reconhecimento de esquemas de venda de sangue na província central de Henan, que infectou um grande número de pessoas em meados dos anos 1990.

O governo estima que a China, com 1,3 bilhão de habitantes, tenha 840 mil pessoas infectadas. Mas ativistas e especialistas acreditam que essa cifra pode chegar a 1,5 milhão de pessoas. A própria ONU chegou a advertir que o número de vítimas contaminadas com o vírus HIV no país asiático poderá crescer para 10 milhões em 2010, a menos que sejam adotas medidas sérias para combater a doença.

No Dia Mundial da Aids em 2003, o premier chinês Wen Jiabao apertou a mão de pacientes infectados em um hospital de Pequim, num gesto simbólico de compromisso na luta contra a doença. No entanto, os esforços para acelerar a prevenção da enfermidade continuam limitados por causa de uma política e de atitudes conservadoras em relação ao sexo. O vírus da Aids já infectou mais de 43 milhões de pessoas no mundo e matou 25 milhões.