Correio Braziliense, n. 21159, 30/04/2021. Cidades, p. 13

 

Começa hoje vacinação de idosos com 60 e 61 anos

Samara Schingel

30/04/2021

 

 

CORONAVÍRUS » A partir das 8h, Secretaria de Saúde dá início à última fase de atendimento desse grupo. Público-alvo poderá procurar um dos 55 pontos de atendimento presenciais e drive-thru para se imunizar contra a covid-19. Pessoas com comorbidade serão as próximas

Com a chegada de mais 62.396 doses de vacinas ao Distrito Federal, pessoas com 60 e 61 anos podem se imunizar contra a covid-19 a partir de hoje. O atendimento começa às 8h, nas unidades básicas de saúde (UBSs), e, às 9h, nos postos drive-thru (leia Programe-se). Do total de unidades enviadas ao DF no lote que chegou na manhã de ontem, 10% destinam-se à reserva técnica, e as demais, para os cerca de 56,7 mil idosos da nova faixa etária (leia Distribuição). A campanha para os grupos que faziam parte das prioridades continua normalmente.

O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou, ontem, durante coletiva no Palácio do Buriti, que há doses para todos os idosos do DF com 60 e 61 anos. Não é necessário aguardar em longas filas pelo atendimento, pois a vacinação seguirá pelos próximos dias. "(As pessoas) podem ter tranquilidade e paciência para procurar a vacinação a partir de amanhã e na próxima semana. Há doses para atender a todos", frisou. A distribuição das vacinas para as regionais de saúde terminou por volta das 16h de ontem.

Para receber a dose, basta comparecer a um dos 54 pontos de vacinação com documento de identificação e, de preferência, CPF (confira a lista de locais em correiobraziliense.com.br). Do novo lote, todas os imunizantes que serão aplicados como primeira dose (D1) são da Covishield — desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca. As doses da CoronaVac — da farmacêutica Sinovac — serão aplicadas como reforço (D2). A ampliação dos pontos de atendimento ocorrerá de maneira gradativa, à medida que houver ampliação do público-alvo.

Recentemente, a Secretaria de Saúde (SES-DF) fechou parceria com órgão públicos, empresas e instituições como Secretaria de Justiça (Sejus), Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Comércio (Sesc), bem como laboratórios Sabin e Exame. Equipes desses locais atuam, principalmente, aos fins de semana. Militares da área de saúde do Exército Brasileiro, treinados para aplicar doses, também trabalharão na campanha nos próximos dias.

Durante a coletiva, o secretário da Casa Civil reforçou que as regras para aplicação da D2 continuam: apenas quem tiver cartão de vacinação com logomarca da SES-DF poderá receber a dose no Distrito Federal. "É para não ter uma sobrecarga de procura e para que não venha a faltar doses para a população local", justificou Gustavo Rocha. A intenção da pasta é contemplar novas faixas etárias à medida que o Ministério da Saúde encaminhar mais doses. Enquanto houver a diminuição sucessiva da idade do público-alvo, a campanha contemplará, também, outros grupos de profissionais — como os da educação e rodoviários. Porém, o avanço da campanha depende de como a pasta federal distribuirá as próximas remessas. Por isso, não há calendário definido para início das próximas etapas.