Título: Cesar: Lula desrespeita PMDB
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/03/2005, País, p. A3

O prefeito do Rio e pré-candidato do PFL à Presidência da República, Cesar Maia, afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desrespeita o PMDB ao propor a uma parte do partido uma aliança para as próximas eleições nacionais.

- Não é justo que o presidente se aproxime de uma ala de um partido para tentar fortalecê-la e derrotar a outra ala da legenda. Se o partido tivesse uma maioria clara com que Lula pudesse conversar, eu veria como normal, mas na situação atual do PMDB é um desrespeito ao partido.

Quarta-feira, o secretário de Governo do Rio, Anthony Garotinho (PMDB-RJ), fez uma crítica semelhante. Disse que, se o governo tivesse apreço pelo partido, teria chamado a direção do PMDB - especialmente o presidente Michel Temer (SP) - para negociar, não conversaria só com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador José Sarney (PMDB-AP).

Cesar disse acreditar que o PMDB não decidirá agora a aliança com o PT para 2006. Depois da reunião de ontem com Lula, Calheiros ficou de conversar com todas as correntes do partido para acabar com as resistências à proposta de Lula.

Na próxima semana, na reta final da reformulação ministerial, Calheiros levaria uma resposta ao presidente.

- O PMDB, por suas características, nunca vai antecipar uma decisão. Vai decidir em junho do ano que vem - avaliou Maia.