Título: Alckmin: ''Lula pode ser vencido''
Autor: Katia Cortes e Cecilia Tornaghi
Fonte: Jornal do Brasil, 11/03/2005, País, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ''perfeitamente'' ser vencido nas eleições de 2006, declarou ontem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), em Nova York. O tucano prevê segundo turno, no qual os partidos de oposição terão mais chances.

Alckmin disse que o PSDB tem uma ''boa proposta'' para o governo e vários candidatos potenciais, entre os quais o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador mineiro Aécio Neves. Alckmin esquivou-se de dizer se pretende se candidatar à Presidência, alegando que o partido escolherá o candidato ano que vem.

O tucano aproveitou para criticar a gestão de Lula. O presidente deve reduzir os gastos do governo e diminuir os impostos para ajudar a estimular a economia, defendeu Alckmin, segundo o qual, um controle mais rígido do governo sobre seus gastos aliviaria a pressão sobre o Banco Central - que elevou a taxa de juros seis vezes desde setembro.

- Não podemos vestir camisa-de-força e só contar com as taxas de juros para alcançar a meta de inflação. Precisamos reduzir a carga tributária e os gastos públicos, buscando a eficiência econômica e uma atmosfera acolhedora para atrair investimentos privados e criar renda e empregos.

Alckmin se disse contra a renegociação da dívida do estado de São Paulo com o governo federal:

- Contratos devem ser honrados.