Título: Irã teve ajuda do Paquistão
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/03/2005, Internacional, p. A8
O cientista Abdul Qader Khan vendeu ao Irã centrífugas de urânio para desenvolver seu programa nuclear, admitiu ontem o ministro de Informação do Paquistão, xeque Rashid Ahmed, que insistiu que seu governo não interveio na venda.
A admissão foi feita durante um seminário sobre Reconciliação Política no mundo, segundo a emissora de televisão local Geo. Esta é a primeira vez que um membro do governo paquistanês dá detalhes sobre os materiais secretos vendidos por Khan a Irã, Coréia do Norte e Líbia. Ahmed, no entanto, negou a informação divulgada no mês passado pela revista Time de que o cientista também teria vendido informações a Arábia Saudita.
O Paquistão mostrou-se disposto a receber e a discutir com representantes da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a difusão de tecnologia, mas disse que não permitirá que supervisionem seus programas de armamento.
Ontem, Ahmed disse ainda que o conflito em torno do suposto desenvolvimento de armamento nuclear pelo Irã deve ''ser resolvido pacificamente, por meio do diálogo, sem medidas extremas''.
Khan, que já foi considerado herói nacional no Paquistão, a única nação islâmica que dispõe de armamento nuclear, está em prisão domiciliar desde dezembro de 2003. Em fevereiro de 2004, ele admitiu ter revelado a Irã, Líbia e Coréia do Norte segredos nucleares.