Título: Europa enquadra Hisbolá
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/03/2005, Internacional, p. A8
O Parlamento Europeu classificou ontem a organização Hisbolá, do Líbano, como ''terrorista'' e fez um apelo aos ministros do bloco para tomem medidas contra o grupo.
''O Parlamento considera que há claras evidências de atividades terroristas por parte do Hisbolá. O conselho [da União Européia]deve tomar todas as providências necessárias para contê-lo'', apontou a resolução.
O texto, que também renovou a exigência de que a Síria retire seus soldados e serviços de Inteligência do Líbano, foi adotada por 473 votos a 8, e 33 abstenções.
A UE é pressionada pelos EUA e por Israel para colocar o Hisbolá em sua lista de organizações terroristas ilegais, o que obrigaria os Estados membros a apreender bens e a tomar providências contra os integrantes.
Mas vários governos europeus, incluindo o da França, da Espanha e da Grã-Bretanha, temem que a medida atrapalhe as delicadas negociações no Oriente Médio.
O Hisbolá, um movimento basicamente xiita e muçulmano, possui amplo apoio popular, principalmente no Sul do Líbano. O grupo possui representantes no Parlamento libanês e mantém uma milícia armada, além de oferecer benefícios sociais.
A organização foi o maior foco de resistência contra a ocupação israelense do Líbano, entre 1982 e 2000, quando Israel se retirou unilateralmente. Hoje, é acusada pelos israelenses de treinar e financiar ataques terroristas palestinos.