O Estado de São Paulo, n. 46832, 06/01/2022. Política, p. A9

Após receber alta, Bolsonaro reage a críticas sobre viagem
Iander Porcella
06/01/2022



Presidente viaja a Goiás para partida beneficente; segundo médico, camarão foi a causa da obstrução intestinal

O presidente Jair Bolsonaro teve alta ontem do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, e reagiu às críticas que recebeu por permanecer de folga no litoral catarinense enquanto a Bahia enfrentava situação de calamidade por causa das chuvas. "O presidente não tem férias. É maldoso quem fala que eu estou de férias. Eu dou minhas fugidas de jet ski. Dou lá uns cavalos de pau em um carro no (Parque) Beto Carrero", disse o chefe do Executivo durante uma entrevista coletiva.

Bolsonaro estava internado desde segunda-feira para tratar uma obstrução intestinal – o problema foi causado, segundo o médico Antônio Luiz Macedo, por um "camarão não mastigado". "Eu não almoço, eu engulo. Tinha uma peixada, uns camarõezinhos também. Aí eu mastiguei o peixe e engoli o camarão", disse Bolsonaro.

Ainda ontem, o presidente viajou para Buriti Alegre (GO) para acompanhar uma partida beneficente de futebol organizada por cantores sertanejos. O jogo foi iniciativa do cantor Marrone. O compromisso foi incluído, à noite, na agenda oficial de Bolsonaro, com início previsto para as 21h.

VIAGENS. Em dezembro, Bolsonaro tirou dois períodos de descanso. Esteve no Guarujá, litoral paulista, entre os dias 17 e 23, e, depois, em São Francisco do Sul (SC), do dia 27 até a madrugada de segunda-feira, quando, com dores abdominais, decidiu voar para São Paulo em busca de ajuda médica.

Ontem, Bolsonaro se mostrou incomodado com a repercussão negativa causada pela viagem a Santa Catarina no mesmo período em que a Bahia era afetada por enchentes que provocaram ao menos 26 mortes e deixaram milhares de pessoas desabrigadas. Ele voltou a dizer que enviou ministros aos locais atingidos e que o governo liberou R$ 200 milhões para obras emergenciais. O valor citado, porém, não foi direcionado só à Bahia.

"Fizemos coisas fantásticas durante esses dias que provavelmente outro governo não estaria fazendo", declarou. Para justificar que não estava de férias, ele mencionou ter sancionado a prorrogação da desoneração da folha de pagamento.

Segundo a advogada Vera Chemim, da FGV-SP, a Constituição não é específica sobre o direito a férias do presidente da República. Assim, não é possível afirmar, segundo ela, que ele esteja "de férias" quando faz viagens em feriados. Mas ela observou que é preciso estar disponível a qualquer momento.