Título: Deputados avaliam o problema
Autor: Sérgio Pardellas e Sérgio Prado
Fonte: Jornal do Brasil, 15/03/2005, País, p. A2

A disputa entre o governo federal e a prefeitura na área da saúde do Rio, para deputados federais da bancada do Rio também tem como pano de fundo os votos na disputa eleitoral em 2006.

O petista Chico Alencar, que é do partido do presidente da República, acredita que o prefeito se equivocou.

- O Cesar Maia é um bom articulista político, mas ele errou. Antecipou um conflito, aproveitando o momento em que estava na televisão se apresentando como um bom administrador. Mas logo depois, o noticiário diz que o governo federal teve de assumir hospitais porque estavam no caos.

Líder do PFL na Câmara, o deputado Rodrigo Maia, filho do prefeito, discorda do petista. Para Rodrigo, a medida do governo federal não compromete a imagem de Cesar, já que administrativamente o prefeito teria mostrado sua responsabilidade como gestor:

- Seria muito fácil tomar uma decisão de curto prazo, minimizar o problema da saúde e fingir que está tudo bem, comprometendo a gestão do município para daqui a 5 ou 10 anos. O problema da saúde é grave e nenhum municipio do país vai resolvê-lo com recursos próprios.

Há também quem veja uma manobra interna do governo federal. Eduardo Paes (PSDB) acredita que a reforma ministerial influenciou:

- O ministro da Saúde, Humberto Costa, está com a cabeça a prêmio e quer se manter no cargo. Além disso, Lula teve 80% de votos no Rio mas acho que hoje seu pior índice de popularidade é aqui. Com essa medida eles tentam recuperar uma imagem de preocupação com o Rio, tratando de um tema de grande impacto no imaginário popular.

Chico Alencar concorda:

- Por termos perdido três ministérios e duas presidências de estatais, o Rio está sub-representado. A saúde virou final de Copa do Mundo para o governo num ano pré-eleitoral.