Título: Lessa ajudará Garotinho
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/03/2005, País, p. A4

Ex-presidente do BNDES coordenará programa de governo

Folhapress

O ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) Carlos Lessa vai coordenar a elaboração do programa de governo para uma eventual candidatura avulsa do PMDB à Presidência da República em 2006. O anúncio foi feito ontem durante lançamento do livro A Recuperação da Indústria Naval, do ex-governador do Rio Anthony Garotinho, um dos possíveis candidatos da legenda. O ex-governador faz parte da ala oposicionista do partido, que defende a ruptura com o governo federal. O ex-presidente do BNDES recebeu e aceitou o convite formal do presidente nacional da legenda, Michel Temer, ontem, durante o evento no Rio. Lessa afirmou que coordenará a elaboração de um programa ''trabalhista, populista e nacionalista''. Tanto ele quanto Temer afirmaram que Garotinho seria um ''bom nome'' para uma candidatura do PMDB. O próprio nome de Lessa, afirmou Temer, é ''sempre lembrado'' para o governo do Estado do Rio pelo partido. Temer afirmou, no entanto, que em ambos os casos, as candidaturas serão escolhidas por prévias que o PMDB realizará.

Ao defender o seu programa ''populista'', ''que olhe para o povo'' e não seja ''elitista'', Lessa criticou a política econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Disse que a principal questão a ser resolvida no país é o desemprego - área em que ''o governo vai mal''- e que isso não pode ser feito com as atuais taxas de juros praticadas pelo Banco Central.

- Se a economia brasileira crescer 3,5% ao ano, não absorve o desemprego. É necessário crescer acima de 3,5%, mas o nosso BC acha que acima de 3,5% o Brasil não pode crescer - disse Lessa.

Ele defendeu que a taxa de juros tem de ''cair firmemente'' no país:

- O país está sendo massacrado por essa taxa.