Título: BNDES prepara novos fundos de investimento
Autor: Sabrina Lorenzi
Fonte: Jornal do Brasil, 15/03/2005, Economia & Negócios, p. A23

Mantega negociará liberação do FGTS para aplicadores

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai lançar um pacote de fundos de investimentos em ações de empresas integradas a sua carteira e de vários segmentos da economia. O presidente do banco, Guido Mantega, citou como exemplos fundos específicos de siderurgia, comércio exterior e energia. O anúncio oficial será feito, segundo ele, entre 20 e 30 dias. Após a definição completa dos fundos que serão lançados, o executivo planeja propor ao governo que o FGTS possa ser utilizado para alavancar as aplicações. O produto cuja estruturação está mais avançada terá rentabilidade mínima igual à da poupança mais TR e está sendo elaborado nos moldes do atual Papéis Índice Brasil Bovespa (PIBB), fundo criado pelo banco em julho de 2004, que já rendeu quase 50%.

Mantega afirmou que o BNDES planeja apoiar o que ele chama de ''novo ciclo de crescimento'', com outras modalidades de crédito de longo prazo. Uma opção é se tornar sócio de empresas nas quais já têm participação no capital acionário. O presidente do BNDES anunciou ainda o lançamento de novos programas e incentivos à política industrial. Segundo ele, serão criadas linhas específicas para prestadores de serviços, bens intangíveis (como projetos de tecnologia e design) e empresas em expansão no exterior.

- Hoje, o Brasil é um país que está inserido na globalização e as empresas brasileiras têm que ter mais mais financiamento para competir em pé de igualdade com as estrangeiras. Se ela contar com seus próprios recursos ou só os do mercado, não conseguirá competitividade. Aí entra o papel do BNDES - disse Mantega.

O presidente do BNDES afirmou também que o banco vai adotar o ''rito sumário'' para grandes clientes. O objetivo é reduzir a burocracia com aproveitamento da estrutura de financiamentos já concedidos.