Título: Mantega responde a críticas de Agnelli
Autor: Patrícia Nakamura
Fonte: Jornal do Brasil, 15/03/2005, Economia & Negócios, p. A23

Vale não pediu empréstimo, diz BNDES

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disse ter ''estranhado'' as recentes declarações do presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, sobre a demora na liberação de recursos para tocar os projetos da empresa. - Há cerca de duas semanas a Vale apresentou seus planos de investimento para este ano à nossa diretoria. Entretanto, não há nenhum pedido de financiamento. Deve haver algum interesse por trás dessas críticas - afirmou Mantega a este jornal.

Em entrevista ao JB, no último domingo, o presidente da Vale disse que o banco precisa de mais agilidade na liberação de recursos a empresas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Roger Agnelli, informou que a intenção da Vale foi apenas ''contribuir para dar celeridade à análise dos projetos e liberação de recursos''. O executivo também disse que as relações entre a Vale e BNDES são ''excelentes'' e elogiou as medidas anunciadas ontem pelo banco para agilizar os financiamentos.

- Jamais deixaríamos de dar crédito para a Vale, uma empresa com ótima geração de caixa, com finanças saudáveis e equilibradas. É só eles nos apresentarem o projeto - disse Mantega. Ele afirmou que em sua gestão adotará ''procedimentos expressos'' para dar maior rapidez à liberação de verbas para empresas cujo ''rating'' - uma classificação interna que o banco dá a seus clientes - seja elevado.