O Estado de São Paulo, n. 46503, 11/02/2021. Política, p. A10

Alesp abre processo contra deputado acusado de assédio
Adriana Ferraz
11/02/2021



Fernando Cury, do Cidadania, será julgado pelo Conselho de Ética da Assembleia e pode ter o mandato cassado

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo abriu ontem um processo de cassação do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) por importunação sexual. O parlamentar foi flagrado pelas câmeras da Alesp, em 1.º de dezembro, colocando a mão na lateral dos seios da deputada Isa Penna (PSOL), que o acusa de assédio sexual.

A decisão se deu por unanimidade – os dez deputados que compõem o colegiado votaram pela abertura do processo que pode levar à perda de mandato. Apesar de o grupo ter decidido prosseguir com a denúncia, Cury segue sua atuação parlamentar até que o caso seja encerrado pelo mesmo conselho.

Isa Penna comemorou a decisão do conselho – embora não faça parte do colegiado, ela pôde acompanhar a sessão online –, mas fez um alerta para que a pressão continue. "Não podemos baixar a guarda, pois a cassação não está garantida. A luta continua para que não haja impunidade no caso", disse.

A partir de agora, testemunhas serão convocadas por ambos os lados ainda dentro do grupo, que terá de apresentar um relatório final dentro de 15 dias. O documento elaborado pelo relator – o deputado Emídio de Souza (PT) assumirá a função – deverá ser votado pelos demais integrantes do conselho, formado por nove deputados, além da presidente, Maria Lucia Amary (PSDB). O processo deve ser concluído até o fim de março.

Em nota, a defesa de Cury disse que o parlamentar recebeu a decisão com serenidade. "Durante todo o processo, serão apresentados argumentos e provas para demonstrar que não houve, em nenhum momento, qualquer ato de assédio, importunação sexual ou intenção de constranger ou desrespeitar a deputada Isa Penna."