O Globo, n. 32050, 07/05/2021. Sociedade, p.14

 

 

 

Na CPI, Queiroga anuncia dispensa de licitação para compras da Pfizer

 

 

JULIA LINDER E ADRIANA MENDES

sociedade@oglobo.com.br

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou ontem, na CPI da Covid no Senado, a dispensa de licitação para aquisição de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer. A estratégia é reduzir a pressão na comissão e mostrar pontos positivos do trabalho da pasta.

— Queria passar para o nosso presidente... Saiu agora publicada no DOU (Diário Oficial da União) a dispensa para licitação das 100 milhões de doses da vacina da Pfizer —disse Queiroga em seu depoimento à CPI.

Nos últimos dias, equipes do Ministério da Saúde se apressam em acertar os ajustes finais do novo contrato. O cronograma adicional de 100 milhões de doses ainda em 2021 é considerado um trunfo para Queiroga perante ao colegiado.

A dispensa de licitação do imunizante está publicada no Diário Oficial da União no valor de R$ 6,6 bilhões.

O Brasil já tem um contrato com a fabricante, que foi firmado em março, para a disponibilização de 100 milhões de doses ao país até o final do terceiro trimestre de 2021. Um primeiro lote com 1 milhão de vacinas da Pfizer/BioNTech chegou ao Brasil no dia 29 de abril. Outras 628 mil doses foram entregues anteontem.