Título: Pacientes continuam nas filas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/03/2005, Rio, p. A13

O atendimento diferenciado, medida anunciada na segunda-feira pelo Ministério da Saúde para diminuir as filas do Souza Aguiar e do Miguel Couto, não funcionou no primeiro dia. As pessoas continuaram esperando por atendimento em longas filas. A triagem deveria ser feita por enfermeiros na fila do atendimento, que encaminhariam os pacientes de especialidades inexistentes nos hospitais para outras unidades de saúde, deixando para a emergência os casos mais graves. No Souza Aguiar, no entanto, esta triagem foi realizada só até as 11h, como informaram os funcionários do atendimento. Por volta das 16h, a dona-de-casa Maria Aparecida Conceição Ramos, 65 anos, esperava atendimento na fila do hospital para o marido, de 80 anos, junto com o filho.

- Chegamos às 11h. Agora há pouco chamaram o meu marido, mas ele continua esperando atendimento, só que dentro do hospital - reclamou.

O funcionário público Denilson Henrique da Silva foi chamado para ser atendido por um clínico geral e deixou a mulher esperando por ele, mas encontrou outra fila.

- Ele está lá dentro esperando há horas. Está com dores, por causa do cálculo renal. Fomos primeiro no Lourenço Jorge, mas nos mandaram para cá, e nem aqui conseguimos atendimento - disse a mulher, Lusinalde da Silva.

A costureira Sônia Cristina Santos Rodrigues chegou às 10h para trocar o curativo de um ferimento do olho direito. Ela foi chamada no exato momento em que o JB deixava o hospital, por volta das 16h.

- Eu fiquei esperando ontem (segunda-feira) o dia inteiro para fazer este curativo, e hoje perdi meu dia de novo - lamentava.

A enfermeira Rosana Miguel, que trabalha há 17 anos no Souza Aguiar, disse que o tamanho das filas depende da boa vontade dos funcionários do hospital. Ela estava trabalhando durante a tarde de ontem com outra enfermeira no atendimento, primeiro local procurado pelos pacientes quando chegam ao hospital.

- Só fizemos pela manhã porque é o horário mais cheio. Já fazemos um pré-atendimento aqui, normalmente - disse Rosana.