Título: Sai a lista negra dos consumidores
Autor: Kelly Oliveira
Fonte: Jornal do Brasil, 16/03/2005, Brasília, p. D3

Operadoras de celular, lojas de departamentos, bancos e administradoras de cartão foram as que mais receberam queixas

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal, o Procon, divulgou ontem - Dia Internacional do Consumidor - um listão com os nomes das 317 empresas brasilienses acusadas com maior freqüência de desrespeitar os direitos de seus clientes em 2004. No topo da lista estão empresas de telefonia celular, lojas de variedades, roupas e esportes, bancos e administradoras de cartão de crédito. Muitas dessas empresas já estavam presentes na lista de 2003 do Procon. O número de atendimentos feitos pelo Instituto de Defesa do Consumidor do DF (Procon) aumentou em 31,6%, em 2004, na comparação com o ano anterior. A previsão para este ano é que sejam atendidos 600 consumidores.

Segundo a presidente do Procon, Maria Dagmar Bezerra Freitas, o crescimento ocorreu porque agora os consumidores têm maior conhecimentode seus direitos.

- As empresas estão fazendo de tudo para não aparecer nessa lista, porque sabem que o cliente não volta mais a uma empresa que não respeita seus direitos - afirma.

As principais queixas dos consumidores, em 2004, foram sobre produtos (23%), como os telefones celulares. Tomadas isoladamente, as operadoras de celulares foram as campeás de queixas, entre todos os demais segmentos da economia do Distrito Federal.]Em segundo lugar, ficou o setor financeiro, entre bancos e operadoras de cartão de crédito (20%), e em terceiro, empresas prestadoras de serviço público, como a CEB, Caesb e telefônicas, que ficaram com 14%.

A cidade que registrou o maior número de queixas foi Taguatinga. A agência do Procon na cidade satélite atendeu 20.815 consumidores, no ano passado.

O Procon quer incentivar ainda mais a divulgação dos direitos do consumidor. Para isso, foram produzidos 12 mil kits, com fitas de vídeo VHS, manual do consumidor, cópias do Código de Defesa do Consumidor e cartilhas. Os kits serão entregues a professores e bibliotecas de escolas públicas do DF.

- Hoje são as crianças que estão educando os pais para o consumo - afirma Jandir Texeira, gerente de documentação da Escola de Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria de Educação.

Serviço:

Para acessar a lista de todas as 317 empresas que não respeitaram o direito do consumidor e obter mais informações, visite a página do Procon/DF na internet: www.procon.df.gov.br