Título: Bush indica Wolfowitz para o Bird
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/03/2005, Internacional, p. A7

Subsecretário de Defesa, um dos mais ferrenhos defensores da guerra no Iraque, vai chefiar o combate à pobreza no mundo

AFP Bush escolheu Wolfowitz para o Banco Mundial: democracia como remédio para os males do mundo

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George Bush, anunciou ontem a indicação do subsecretário de Defesa, o conservador Paul Wolfowitz, para a Presidência do Banco Mundial. O atual presidente James Wolfensohn, há dez anos no poder, deixa o cargo em 1° de junho.

O nome de Wolfowitz ainda tem de ser aprovado pelos 24 membros da direção-executiva do banco, que tem 184 Estados associados e a função de incentivar o desenvolvimento e combater a pobreza no mundo. No entanto, por tradição, os americanos são responsáveis pela nomeação do presidente da instituição, deixando aos europeus a escolha do chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A indicação é polêmica e especialistas se perguntam se a Europa vai usar o veto como foi feito pelos EUA há cinco anos, quando Washington bloqueou a nomeação de Caio Koch-Weser para o FMI. Segundo a agência Reuters, alguns membros europeus da direção executiva do Banco Mundial, também conhecido como Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), já anunciaram que vão rejeitar a nomeação feita pela Casa Branca.

''A escolha de Wolfowitz é uma vitória para o Pentágono e uma derrota para o mundo'', escreveu David Corn, analista da revista americana The Nation.

Enquanto anunciava a decisão, o presidente George Bush descreveu Wolfowitz, um dos mais ferrenhos defensores da guerra contra o Iraque, como uma pessoa ''decente e compassiva'', ''um diplomata altamente qualificado''.

Apesar de polêmica, a indicação causou boa impressão no atual presidente do FMI, Rodrigo de Rato, e no secretário de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Jack Straw. Ambos ressaltaram a ''experiência'' de Wolfowitz como negociador.

A escolha tem sido comparada com a nomeação de John Bolton para a representação dos EUA na ONU. Bolton é um dos críticos mais ácidos das Nações Unidas no departamento de Estado americano.

Da mesma forma, uma história semelhante é a da indicação do ex-secretário de Defesa Robert McNamara para o mesmo cargo no qual Wolfowitz está sendo nomeado. McNamara trabalhou na gestão John Kennedy e foi um dos arquitetos da Guerra do Vietnã. Ficou conhecido também como um presidente do Bird que condicionava a liberação de verbas ao apoio aos EUA durante a Guerra Fria.

O Banco Mundial foi criado em 1944, após a Segunda Guerra Mundial, em especial para atuar como financiador da reconstrução global. Dirige atualmente uma verba de US$ 400 bilhões e é muito criticado pela prioridade às grandes obras, como hidrelétricas, que geram normalmente boa repercussão na mídia, em detrimento de políticas mais perenes de combate à pobreza.