O Estado de São Paulo, n. 46848, 22/01/2022. Economia, p.B5

 

 

Técnicos deixam Economia após desgaste com área política

 

 

Segundo escalão Demissões
ADRIANA FERNANDES

GUILHERME PIMENTA

As difíceis negociações e seguidas derrotas para a ala política desde o início da pandemia da covid-19 têm provocado um desgaste na equipe de técnicos do Ministério da Economia que cuida da área orçamentária e da política fiscal.

Depois do pedido de demissão dos ex-secretários que comandavam a área (Bruno Funchal e Jeferson Bittencourt), agora o movimento de saída acontece entre os técnicos. Esse processo é muito comum no último ano de governo antes das eleições, quando ocorrem muitos pedidos de transferências de postos, mas agora tem ocorrido mais cedo, ainda no primeiro mês do ano.

Os subsecretários de Assuntos Fiscais da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Luiz Guilherme Pinto Henriques, e de Gestão Orçamentária, Márcio Luiz de Albuquerque Oliveira, vão deixar os cargos, revelou o jornal O Globo. Serão substituídos por Fabio Pontes e Clayton Montes. Os futuros subsecretários já trabalhavam como diretores de área na Secretaria de Orçamento Federal, área chefiada pelo secretário Ariosto Antunes Culau.

Segundo apurou o Estadão, não há nesse caso uma insatisfação para a entrega dos cargos, como ocorreu na saída de Funchal e Bittencourt durante a negociação da PEC dos Precatórios que atropelou regras fiscais para abrir espaço no Orçamento para mais gastos em ano eleitoral.

Os planos dos dois de sair já eram conhecidos quando os secretários Funchal e Bittencourt deixaram os cargos, em outubro. Uma fonte da área econômica, que falou na condição de anonimato, relatou que eles falavam em entregar os cargos desde meados do ano passado. •