Título: Transporte consome 6,7% do PIB
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/03/2005, País, p. A6

BRASÍLIA - O deslocamento da população nas cidades consome anualmente cerca de R$ 80 bilhões, ou 6,7% do PIB, segundo levantamento realizado pelo Ministério das Cidades e a Associação Nacional de Transportes Públicos. Esse valor, que corresponde a aproximadamente R$ 745 por pessoa a cada ano, entre gastos da sociedade e dos governos, é considerado alto pelo diretor de Cidadania e Inclusão Social do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bertotto, responsável pela pesquisa, cujos resultados foram apresentados ontem. Os dados relativos a 2003 revelam um total de 43 bilhões de viagens por ano: 35% a pé, 32% via transporte coletivo, 2% por motocicleta e 3% de bicicleta.

Os veículos privados foram responsáveis por 82,6% dos custos do transporte urbano, cabendo ao transporte coletivo uma participação de 17,4%. Nessa área, os ônibus foram responsáveis por 90% dos deslocamentos nos municípios com mais de 60 mil habitantes considerados na pesquisa. O metrô e os trens transportaram os 10% restantes da população, que se deslocou utilizando o transporte público.

A pesquisa constatou que os municípios considerados na amostra (mais de 60 mil habitantes) são ''motorizados''. Isso porque na faixa entre 60 mil e 250 mil habitantes, 63% dos deslocamentos urbanos utilizaram veículos motorizados. Esse valor subiu para 87% nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

A média de viagens urbanas nas cidades pesquisadas foi de 1,34 por dia, variando de 0,97 viagem nas cidades menores a 1,78 viagem por dia nos municípios maiores.

A distância média das viagens, segundo o levantamento, vai de 5,8 km para as motocicletas a 14,3 km para os ônibus metropolitanos. Já o tempo médio de duração de cada viagem varia de 9 minutos, no caso das motos, a 36 minutos, para os ônibus metropolitanos.

As motos também são mais rápidas entre os meios de transporte urbano pesquisados, com uma velocidade média de 40 km/h, enquanto o metrô e os três registraram velocidade média de 37,1 km/h, os automóveis com 30 km/h e os ônibus de 20 a 23,8 km/h.

O deslocamento motorizado da população consumiu em 2003 cerca de 9,7 milhões de TEP (toneladas equivalentes de petróleo). O transporte individual foi responsável por cerca de 72% do combustível gasto no deslocamento urbano. O consumo estimado do transporte coletivo foi de 2,669 bilhões de litros de diesel, enquanto o transporte individual consumiu 9,112 bilhões de litros de gasolina.

As áreas urbanas dos municípios pesquisados têm aproximadamente 284 mil quilômetros de vias, a maioria pavimentada. Por essas vias, cujas condições atuais não foram detalhadas, circulam cerca de 19,1 milhões de veículos: 13 milhões de automóveis, 2,5 milhões de motocicletas, 90 mil de ônibus e 3 mil carros metro-ferroviários.