Título: Pedestres sem espaço
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/03/2005, País, p. A6

As áreas urbanas dos municípios pesquisados têm aproximadamente 284 mil quilômetros de vias, a maioria pavimentada. Por essas vias, cujas condições atuais não foram detalhadas, circulam cerca de 19,1 milhões de veículos: 13 milhões de automóveis, 2,5 milhões de motocicletas, 90 mil de ônibus e 3 mil carros metro-ferroviários. Como os pesquisadores não conseguiram obter informações sobre as calçadas das cidades junto às prefeituras, os coordenadores da pesquisa consideraram que há uma ''baixa prioridade'' do setor público em geral ao ato de caminhar.

A infra-estrutura especial para pedestres e ciclistas encontrada também foi considerada ''ínfima'': apenas 0,2% do sistema viário total corresponde às vias exclusivas para pedestres, e as ciclovias ou ciclofaixas correspondem a 0,15% do sistema.

O próprio transporte coletivo, responsável por um terço das viagens urbanas, encontra nas cidades pesquisadas tratamento prioritário apenas em 321 quilômetros.

A pesquisa concluiu que o transporte coletivo é auto-sustentável, uma vez que a maioria dos gestores ou operadores de sistemas de ônibus declarou que as receitas com o serviço são iguais ou superiores aos custos de operação. Isso sem considerar a existência de subsídios em determinados casos relacionados principalmente aos sistemas metro-ferroviários.

O relatório divulgado hoje foi elaborado com base nas informações prestadas por 150 dos 437 municípios com mais de 60 mil habitantes. De acordo com o Ministério das Cidades, o universo de respostas correspondeu a aproximadamente 60% da frota de veículos e do PIB dos municípios com população superior a 60 mil habitantes. Entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, o índice de respostas foi de 70%.