Correio Braziliense, n. 21185, 26/05/2021. Política, p. 3

 

Aziz para Bolsonaro: “compre vacina”

Augusto Fernandes

26/05/2021

 


O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro, após o chefe do Palácio do Planalto ter publicado nas redes sociais um projeto de lei de autoria do parlamentar que buscava tornar crime a prescrição de remédios sem eficácia comprovada pela ciência para o tratamento de pacientes.

Bolsonaro divulgou, ontem, uma imagem nos seus perfis na internet com a proposta de Aziz, que previa pena de até três anos de detenção aos profissionais que praticassem o ato. Ele pediu aos seguidores que comentassem o projeto.

Desde o início da pandemia, o chefe do Executivo tem defendido a utilização de medicamentos como hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina no tratamento da doença, apesar de estudos científicos atestarem a ineficácia dessas substâncias contra o novo coronavírus.

Durante a sessão de ontem da CPI, que tomou o depoimento da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, Aziz disse que desistiu de apresentar o projeto de lei. O senador explicou que foi avisado por profissionais de saúde de que a proposta era desnecessária e poderia prejudicar o trabalho de médicos.

Na sequência, o parlamentar criticou Bolsonaro pela condução da crise sanitária. Segundo ele, o mandatário deveria, assim como ele, fazer uma autocrítica sobre a atuação que teve durante a pandemia e correr atrás de soluções para diminuir os estragos causados pela covid-19 no Brasil.

"Presidente, não perca seu tempo — ou quem quer que seja nas suas redes sociais — de postar esse projeto, porque esse projeto já foi retirado bem antes de o senhor postar esse texto no seu Twitter. Perca seu tempo ligando para lideranças políticas internacionais para comprar vacina. Perca seu tempo em salvar vidas, presidente", disparou Aziz. "Coloque dentro do seu Twitter algo... Diga assim: 'Faça o isolamento social, se cuide. Essa doença mata'. Não desça tanto para vir criticar um simples projeto que já foi retirado. Ainda há tempo para Vossa Excelência fazer autocrítica em relação à vacina. Compre vacina, não compre cloroquina, presidente", emendou. Até o fechamento desta edição, Bolsonaro não tinha respondido às críticas do senador.