Título: Crocodilo gigante é capturado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/03/2005, Internacional, p. A12

Fera devorou 83 pessoas em Uganda

KAMPALA - Um crocodilo de seis metros que devorou mais de 80 pessoas foi capturado vivo em Uganda e trasferido para uma reserva animal. O gigante, que pesa uma tonelada, foi capturado por caçadores especialistas que passaram três noites até localizar a fera.

Moradores disseram que o crodilo matou 83 pessoas nos últimos 20 anos, a maioria pescadores do lago Vitória, nas proximidades do distrito de Bugiri.

- Os residentes de Luganda queriam matá-lo. É nossa responsabilidade protegê-lo com a remoção do animal e o transporte dele para um local seguro - disse a porta-voz da Polícia Florestal em Uganda.

A fera, que teria mais de 60 anos - foi capturada com cordas e transportada em uma caminhonete para a fazenda de crocodilos Buwama, a Oeste da capital Kampala.

O jornal estatal de Uganda New Vision afirmou que o crocodilo ''rugiu'' quando foi deixado na fazenda. Crocodilos muitas vezes atacam e matam camponeses que vão aos lagos - o Vitória é o maior da África - buscar água ou pescar.

Especialistas dizem que os ataques são causados por uma proximidade excessiva dos homens e que os animais apenas protegem seu território.