Título: Cesar: 'É uma vitória do Rio'
O prefeito Cesar Maia voltou a comemorar a decisão do governo federal de transferir a gestão da rede municipalizad
Autor: Waleska Borges
Fonte: Jornal do Brasil, 12/03/2005, Rio, p. A13
O prefeito Cesar Maia voltou a comemorar a decisão do governo federal de transferir a gestão da rede municipalizada para a Secretaria Estadual de Saúde, e acrescentou que a medida já deveria ter sido tomada há dois anos, em 2003, quando a crise teria atingido seu auge: - É uma vitória do Rio. Em pouco tempo vamos notar a recuperação do sistema. O governo enfim reassumiu seus hospitais. Só agora (o presidente) Lula entendeu o que peço há dois anos - afirmou o prefeito.
Para Cesar, a decretação do estado de calamidade faz parte de uma coreografia política:
- O governo deve declarar que a calamidade pública é dele mesmo, já que os hospitais são originalmente federais.
O secretário estadual de Saúde do Rio, Gilson Cantarino, lembrou ontem que a prefeitura ainda é responsável pela rede básica de saúde. Para o secretário, o prefeito deveria investir em projetos até que possa retomar a autonomia.
- A prefeitura continua gestora do restante da rede. Temos que ter cuidado porque, daqui a pouco, o prefeito vai dizer que o problema é do governo do estado e do ministério - desafiou.
Para o secretário, a decisão do Ministério de Saúde de passar a gestão do SUS para o governo do estado era ''inevitável''.