Título: É no DF que a inflação sobe mais
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/03/2005, Brasília, p. D3

IPCA sobe 1,54% em fevereiro

O Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) de Brasília, que mede em caráter oficial a inflação, teve o maior crescimento em todo o País. Em fevereiro, a variação foi de 1,54%, na comparação com o mês anterior. O menor índice foi apresentado por Curitiba. Os dados foram calculados pelo IBGE. A alta se deve principalmente ao aumento da taxa de água e esgoto (25,74%), do álcool (7,74%) e da gasolina (5,48%).

Nos dois primeiros meses do ano, o acumulado chegou a 1,83%. Já a média nacional é de 1,17%.

- Brasília foi a única cidade que registrou alta nos preços. Mas esse resultado é, na verdade, uma recuperação dos preços desses produtos que estavam devassados- afirma a gerente dos índices de preço ao consumidor do IBGE, Eulina Nunes.

No País, o preço dos combustíveis até se reduziu. A queda no álcool foi de 1,44%, seguido pelo gás de cozinha (1,06%) e pela gasolina (0,79%).

Segundo a técnica, os preços nos próximos meses devem recuar, porque não há previsão de aumento do valor dos produtos da pesquisa.

-Teremos em março um pequeno resíduo do aumento dos preços da água e esgoto, mas a tendência é de recuo dos preços - prevê Eulina.

O IPCA se refere às despesas de famílias com rendimento monetário de um a 40 salários-mínimos.