Título: Petrobras encontra óleo leve no Rio
Autor: Luciana Collet
Fonte: Jornal do Brasil, 12/03/2005, Economia & Negócios, p. A19
SÃO PAULO - A Petrobras divulgou ontem a descoberta de óleo leve de 33 graus API (American Petroleum Institute, medida de densidade do óleo) no poço 3-RJS-621, situado no antigo bloco BS-500, na Bacia de Santos. Na mesma região já havia sido encontrado gás em grande quantidade (cerca de 178 milhões de metros cúbicos, além dos 238 milhões de metros cúbicos descobertos no bloco vizinho, BS-400).
''Os volumes da descoberta ainda estão sendo avaliados pela Petrobras, contudo esta se reveste de particular importância por se tratar de óleo leve situado numa região onde já haviam sido detectadas as jazidas de gás e de condensado'', afirmou a estatal em comunicado distribuído ontem à noite.
Segundo a companhia, foram encontrados cerca de 40 metros de reservatórios arenosos com óleo leve durante a realização dos testes, realizados a cerca de 160 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, em um poço que foi perfurado em lâmina d'água - distância entre a superfície e o fundo do mar - de 1.332 metros.
A Petrobras declarou que, além de descobrir uma nova jazida de óleo, este poço comprovou as descobertas de gás antes realizadas pelo poço 1-RJS-587. Para a estatal, os testes realizados confirmam a boa qualidade do óleo e um elevado potencial de produção.
Este ano, em janeiro, a estatal já havia comunicado a descoberta de óleo leve em um poço no Campo de Golfinho, na Bacia do Espírito Santo, no litoral capixaba. Em fevereiro, a Petrobras confirmou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a descoberta de mais um campo de petróleo, batizado de Jandaia, localizado no Recôncavo Baiano.