Título: Lula não vai a aniversário de 25 anos do PT
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/03/2005, País, p. A3
O presidente nacional do PT, José Genoino, confirmou ontem a ausência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na festa de comemoração dos 25 anos do partido, hoje em Recife. Genoino alegou que o PT não tem ''condições materiais'' para bancar o deslocamento de Lula e seu ''staff'' à capital pernambucana, no sábado à noite. Por não ser um evento oficial do governo, os gastos com a viagem não poderiam ser custeados pela União.
O presidente do PT alegou ainda que Lula está ocupado com a conclusão da reforma ministerial e que, também por isso, não poderia se afastar de Brasília.
Ele negou que o cancelamento tenha sido motivado por um possível clima de constrangimento com os petistas pernambucanos, que são contra a saída de o Humberto Costa do Ministério da Saúde, pasta que deverá ser dada a Ciro Gomes, atual titular do Ministério da Integração Nacional:
- Isso não é verdade, porque nós nem sabemos qual decisão será tomada - declarou.
Genoino também tentou desvincular a escolha de Pernambuco como Estado-sede da festa, dos problemas que o partido enfrenta em Minas Gerais, onde o evento seria realizado. Disse que a escolha foi feita em ''homenagem à força'' da legenda no Nordeste, onde o governo federal pretende implantar ''três projetos estratégicos: a transposição das águas do rio São Francisco, a ferrovia Transnordestina e a refinaria de petróleo''.
A transferência do evento, de Belo Horizonte para Recife, foi decidida pela cúpula petista em retaliação à candidatura dissidente de Virgílio Guimarães (PT-MG) à presidência da Câmara. O partido apoiava o nome de Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).
Genoino defendeu a necessidade da reformulação do ministério para repactuar a aliança governista:
- Precisamos ter força política para cumprir a nossa agenda e dar continuidade aos avanços.''
As tendências que integram a ala à esquerda do PT reclamam da abrangência da reforma e acham que os apoios devem vir apenas daqueles que se ''identificam'' com o programa político do governo.
- Como está, o governo Lula não é um governo petista, mas de centro-esquerda, de coalizão - afirmou o vice-presidente nacional do partido e integrante da Articulação de Esquerda, Valter Pomar.
Em Recife, o grupo lançou a ''Carta aos petistas e às petistas'', em que pede, em 18 itens, o resgate dos antigos ideais do partido.
- Aplicar uma política econômica conservadora, agora que estamos no governo, frustra a base social - declarou Pomar.