Título: Além do Fato: Herança democrática
Autor: Clarissa Matheus*
Fonte: Jornal do Brasil, 21/03/2005, País, p. A4

Há vinte anos, o Brasil saía de um período conturbado. Um novo tempo estava surgindo com o fim de 21 anos de ditadura militar e o retorno à normalidade democrática e às liberdades civis. E em defesa da democracia, Ulysses Guimarães, o grande líder da oposição aos militares no poder, desempenhou um papel de destaque. Quem não se lembra da sua atuação na campanha das ¿Diretas Já¿ ou na Assembléia Nacional Constituinte? Ou de sua corajosa anti-candidatura para Presidente da República no Colégio Eleitoral em pleno regime militar, nos anos sessenta, enfrentando a candidatura dos generais de plantão? E ainda, de sua luta para que a votação do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello não fosse secreta ¿ como queriam alguns parlamentares, na esperança de reverter a decisão defendida pela voz das ruas.

Ulysses deixou para nós uma história de muitas lutas e inteligentes articulações políticas. Sempre em defesa da liberdade, da soberania nacional e no combate às desigualdades socioeconômicas. Ele foi, sem dúvida, o maior defensor da democracia na história recente do nosso país e um apaixonado pelos direitos humanos.

É nessa trajetória de defesa da democracia e da liberdade que o PMDB fez e faz história do Brasil. Queremos construir um governo nacional que proporcione verdadeira estabilidade econômica, comprometido com o crescimento do país, com a geração de empregos e uma justa distribuição de renda.

A exemplo de Ulysses que lutou pela soberania nacional, o PMDB não se cansará nunca em defender uma pátria livre, ainda que alguns fisiológicos tentem desviá-lo do seu caminho. Estamos com o povo brasileiro e unidos para transformar o Brasil numa nação próspera, justa, fraterna e com oportunidade de vida para todos. A luta do Dr. Ulysses continua, sua bandeira é a nossa e não poderíamos comemorar 20 anos de democracia sem lembrarmos dessa herança.

*Presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio de Janeiro e da Juventude Estadual do PMDB