Correio Braziliense, n. 21193, 03/06/2021. Política, p. 3

CPI antecipa depoimento
03/06/2021



O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), alterou a agenda de depoimentos, antecipando a oitiva do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para a próxima semana, dia 10. Na data, seria ouvido Marcos Arnoud, conhecido como Markinhos Show, ex-assessor especial do Ministério da Saúde, que deixou a pasta após a saída do general Eduardo Pazuello.

Wilson Lima prestaria depoimento em 29 de junho mas, no início da sessão do colegiado, ontem, o senador da base governista Marcos Rogério (DEM-RO) pediu para que a oitiva fosse antecipada, em razão da operação deflagrada, ontem, pela Polícia Federal contra o governador. "Faço um apelo a Vossa Excelência: que comunique o governador do estado do Amazonas e o convoque para estar aqui na próxima semana, na terça ou na quarta-feira", afirmou Marcos Rogério. Para reforçar o pedido, o parlamentar lembrou que Aziz alterou, na terça-feira, a data de alguns depoimentos. O presidente da CPI, então, acatou a solicitação de Marcos Rogério e anunciou a mudança da agenda.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro fez críticas a Omar Aziz e ao relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL). "A CPI dos patifões, o presidente e o relator, que já falaram que não vão apurar desvios de recursos", declarou. "Quem conhece quem é Omar Aziz, quem é Renan Calheiros, não precisa falar mais nada", acrescentou ele para apoiadores.

Em resposta, Renan Calheiros disse: "Vindo da parte do presidente da República contra mim, qualquer declaração, eu a recebo desde logo como elogio". Já Omar Aziz declarou: "Não se preocupe, que nós estamos fazendo o nosso trabalho. Faça o seu, se preocupe com o seu".