Título: Mulher em coma há 15 anos tem sonda desligada
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/03/2005, Internacional, p. A12

Batalha judicial, que mobilizou políticos, durou sete anos

MIAMI - Depois de ter passado mais de um terço de sua vida em coma e sendo pivô de uma batalha judicial, uma americana espera sua morte, que deve chegar em no máximo duas semanas, depois de os médicos terem desligado ontem a sonda que a mantinha viva.

O tubo que alimentava Terri Schiavo, 41 anos, foi desligado pouco após uma ordem do juiz George Greer, durante a tarde.

A previsão é de que a mulher morrerá de inanição entre 10 dias e duas semanas no hospital público do condado de Pinellas, no litoral Oeste da Flórida, onde está hospitalizada.

O juiz acabou por rejeitar as manobras de última hora de parlamentares nos comitês das duas câmaras do Congresso, de maioria republicana, que intervieram para tentar prolongar a vida de Schiavo. O Comitê de Saúde do Senado chegou a convocá-la, apesar de seu estado vegetativo, e o marido Michael Schiavo a depor no dia 28 de março. Já o Comitê de Reforma Governamental da Câmara de Representantes anunciou que enviou uma citação a mulher para 25 de março.

- Não recebi uma razão convincente de por que um comitê do Congresso deveria intervir - disse o juiz, acrescentando que os esforços de última hora dos legisladores não invalidam anos de decisões judiciais.

Advogados da Câmara de Representantes disseram que recorreriam da decisão.

Determinado, Greer rejeitou também a decisão do juiz local David Demers, que esta manhã impediu momentaneamente a retirada das sondas, argumentando que aspectos legais deveriam ser esclarecidos.

O caso foi uma batalha legal de mais de sete anos entre seu marido, que argumenta que a mulher sempre lhe dissera que não gostaria de ser mantida viva artificialmente, e os pais dela. Durante o processo, Schiavo já teve a sonda desligada duas vezes e reconectada por decisões judiciais. Na última, em 2003, até o governador do estado e irmão do presidente George Bush, Jeb Bush, interveio.

Schiavo ficou em coma após sofrer um ataque do coração devido a uma súbita redução de potássio no organismo.