Título: Cocaína pura apreendida no Entorno
Autor: André de Matos
Fonte: Jornal do Brasil, 19/03/2005, Brasília, p. D1

Em dois meses, Polícia Federal localiza na região do DF mais droga do que em todo o ano passado

A Superintendência da Polícia Federal apreendeu, na madrugada de ontem, 11,5 quilos de cocaína pura, próximo à cidade de Alexânia, Entorno do Distrito Federal. Foi a segunda maior apreensão da droga feita este ano. Somente nos primeiros dois meses de 2005, os agentes federais tiraram de circulação 50 quilos de cocaína, quantidade superior a recolhida em todo o ano passado, que chegou a cerca de 37 quilos. Junto com a droga, foram presos o agricultor José Maria de Menezes, 44 anos, e o taxista Orlando Nunes de Carvalho, 40, que traziam a droga de Rio Branco, no Acre, para ser refinada na chácara de Wanderson Mourão de Rezende, 26 anos, situada em Taguatinga.

Na chácara, os agentes federais encontraram um laboratório, onde a cocaína seria refinada e posteriormente vendida no DF e nas cidades do Entorno. Wanderson Mourão, apontado pela Polícia Federal como o chefe da quadrilha e comprador da droga, está foragido. O traficante tem passagem pela polícia por tráfico e homicídio.

A Polícia Federal vinha investigando a quadrilha há quatro meses. Os traficantes foram abordados em um hotel próximo a Alexânia. A cocaína estava escondida na lataria das duas portas dianteiras do Vectra e foi encontrada com a ajuda de um cão farejador (ver quadro abaixo).

A cocaína apreendida chamou a atenção dos agentes da PF por ter 90% de grau de pureza. Segundo o chefe de assessoria da PF, Josiel Brito, a cocaína provavelmente teria vindo da Bolívia para ser refinada e vendida.

- Os 11,5 kg da droga que foram encontrados estavam avaliados em R$ 50 mil, mas depois do refino seu volume poderia chegar a 50 kg e o valor ultrapassaria os R$ 200 mil - disse Josiel.

O refino é um processo que serve para dar mais volume à droga. Os traficantes adicionam compostos como ácido bórico, éter e até solução de bateria aumentando não só o volume de droga para venda, como também os riscos de mais danos ao organismo dos usuários.