Título: Começa o troca-troca de cadeiras
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 19/03/2005, Brasília, p. D3

Mudanças poderão alcançar as administrações regionais, mas só seis nomes já foram confirmados pelo governador

O troca-troca de cadeiras no primeiro escalão do GDF foi deflagrado ontem pelo governador Joaquim Roriz, ao anunciar seis nomes na reforma administrativa. As Secretarias de Saúde, de Educação, de Meio Ambiente, de Agricultura, de Trabalho e a Consultoria Jurídica (com status de secretaria) ganharão novos titulares. De acordo com o porta-voz do GDF, Paulo Fona, as mudanças serão completadas na próxima terça-feira, quando outras cinco pastas - Desenvolvimento Urbano e Habitação; Assuntos Sindicais; Fiscalização de Atividades Urbanas; Articulação do Entorno - além de Novacap, Metrô e Emater, poderão trocar de comando. Indicado pelos distritais pefelistas em uma lista tríplice - na qual havia dois médicos - o engenheiro José Geraldo Maciel foi o escolhido por Roriz para tentar controlar a crise na Saúde. Maciel foi secretário de Transportes e atualmente estava à frente do projeto do trem-bala como secretário extraordinário de projetos especiais. O cargo agora será acumulado pelo secretário de Planejamento, Ricardo Penna.

- Está sendo avaliada a possibilidade de, posteriormente, transformar a secretaria extraordinária em uma subsecretaria vinculada ao Planejamento - disse Penna.

Ainda na cota do PFL, o ex-administrador de Brasília e ex-secretário de Desenvolvimento Tecnológico Antônio Gomes é o novo secretário do Meio Ambiente. Ele entra no lugar de Vandercy de Camargos, que assume a Secretaria de Educação por indicação da deputada Eurides Brito (PMDB).

Chamuscados com denúncias de irregularidades, os ex-titulares da Saúde e da Educação terão tratamento diferenciado. As graves denúncias que pesam sobre Arnaldo Bernardino o deixaram fora do GDF. Já Maristela Neves, que é advogada, assumirá a Consultoria Jurídica.

A reforma administrativa faz parte de um processo de reconciliação entre o governador e sua base na Câmara Legislativa. Descontentes com o tratamento que vinham recebendo do Palácio do Buriti, os deputados derrubaram projetos do Executivo e aprovaram duas CPIs, para investigar supostas irregularidades na Saúde e na Educação. Determinado a colocar fim na Frente Democrática, bloco composto por governistas e oposição, Roriz atendeu os pleitos dos dissidentes e, sem desagradar os fiéis, trouxe dois deles para o governo. O deputado Pedro Passos (PMDB) assumirá a Secretaria de Agricultura e Gim Argello fica com a Secretaria do Trabalho.

Gim estava cotado para a Secretaria de Turismo mas diante da recusa da atual titular, a embaixatriz Lúcia Flecha de Lima, de deixar o cargo antes da inauguração da primeira etapa do Centro de Convenções, o governador ofereceu a outra pasta ao distrital. No bastidores, porém, comenta-se que Lúcia deve deixar a secretaria no mês que vem, assim que tal evento tiver passado.

- Faço ponte entre os governos local e federal, e me sinto à vontade no Trabalho - disse Gim.

Passos recebeu do governador total aval para alterar o que achar necessário. Com isso, ele pretende criar uma subsecretaria para tratar das 69 feiras do DF - filão que abarca 29 mil empregos diretos e indiretos.

Diferentemente do que havia anunciado anteriormente, o governador acabou dividindo a divulgação da reforma. Fona disse que Roriz ainda negocia com partidos aliados e com alguns secretários correções de rumos dos trabalhos ou possíveis remanejamentos.