Correio Braziliense, n. 21196, 06/06/2021. Cidades, p. 17

Média móvel de mortes sobe 11%
06/06/2021



Entre sexta-feira e ontem, houve confirmação de 912 novos casos e 24 mortes por covid-19 no Distrito Federal. Com a atualização divulgada no mais recente boletim diário da Secretaria de Saúde, o total de infectados subiu para 410.059, e as vítimas são 8.790 desde o início da crise sanitária. Enquanto a taxa de contágio está em 0,99 — cada 100 pessoas transmitem o vírus para, aproximadamente, outros 99 indivíduos —, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias subiu 11% na comparação com o verificado duas semanas antes. Por outro lado, a de casos variou -4,07% no mesmo período, mas mantém-se em patamar elevado (838).

A campanha de vacinação continua hoje para os grupos prioritários, em seis postos, das 9h às 17h (leia Onde se vacinar). Amanhã, tem início o atendimento de pessoas com 59 anos que agendaram a imunização pelo site vacina.saude.df.gov.br. A corretora de imóveis Michele Saad, 38 anos, compareceu ao drive-thru ontem para receber a primeira dose. Ela relata que tinha medo de pegar a doença e de infectar familiares sem saber. "Como trabalho direto com o público e fora de casa, tomo todos os cuidados necessários. Mas, mesmo assim, o medo de contrair a doença ou passar o vírus para alguém era grande", diz a moradora de Sobradinho. Com a vacina, ela acredita que ficará mais segura. "Melhor ter uma reação (à dose) do que à covid-19", completa.

O Estacionamento 12 do Parque da Cidade é o local onde grávidas e puérperas com alguma condição clínica podem se vacinar. Gestante há seis meses, a arquiteta Paloma Vega, 34, recebeu um diagnóstico de comorbidade na semana retrasada. Com o laudo médico, ela compareceu ao posto de atendimento para receber a primeira dose do imunizante. "Engravidei na pandemia, mudei de endereço... Era muita coisa acontecendo", disse a moradora de Águas Claras. "Queria tomar antes de a minha filha nascer, para ela vir com muitos anticorpos", completou Paloma.