Correio Braziliense, n. 21199, 09/06/2021. Brasil, p. 6

4,4 milhões sem 2ª dose
09/06/2021



De olho na vacinação contra a covid-19, o Brasil celebra, hoje, o Dia Mundial da Imunização ainda com o desafio de garantir a segunda dose contra o novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 4,4 milhões de pessoas não completaram o processo de imunização dentro do prazo recomendado. Especialistas reforçam a necessidade da segunda injeção para o ciclo de proteção se completar.

Durante o depoimento na CPI da Covid, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou a necessidade de as pessoas procurarem os postos de saúde para receberem a dose complementar. "Aqueles que não tomaram a segunda dose procurem a sala de vacinação para tomar a segunda dose", pediu. O intervalo entre as duas injeções da vacina da AstraZeneca é de 84 dias e de 28 dias para a CoronaVac.

Queiroga, aliás, assegurou ao relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), a previsão de imunizar toda a população adulta contra a covid-19 até o fim deste ano. A garantia foi em resposta à suspeita levantada pelo parlamentar de que, no atual ritmo de disponibilização de doses, levaria mais de dois anos, até fevereiro de 2024, para que a vacinação fosse concluída.

Queiroga reforçou que não afasta a hipótese de serem feitas campanhas de vacinação anuais contra a covid-19. Disse, ainda, que o ministério se prepara para uma terceira rodada de imunização da população no próximo ano. O ministro afirmou que "até o momento, não está caracterizada a terceira onda" de contaminações pela covid-19 no país. (MEC)