Título: Rumsfeld chega amanhã a Brasília
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/03/2005, Internacional, p. A8

BRASÍLIA - Em visita ao Brasil, o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, discutirá amanhã em Brasília temas relacionados à segurança regional, à situação no Haiti e à aplicação da Lei de Abate - que visa a intimidar o tráfego de pequenos aviões usados por traficantes de drogas da Colômbia, do Peru e da Bolívia.

Pela manhã, Rumsfeld se encontrará com o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, e depois será recebido pelo presidente Lula. Mais tarde, vai para Manaus visitar a sede do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que usa tecnologia americana para monitorar a selva.

A visita de Rumsfeld, a primeira de um funcionário americano ao Brasil desde o início do segundo mandato de George Bush, foi proposta por Alencar. Os dois já tinham se encontrado na VI Conferência de ministros da Defesa realizada em Quito em novembro, onde discutiram seus conceitos sobre segurança regional e luta contra o terrorismo.

Na ocasião, Rumsfeld defendeu o aumento da cooperação entre as Forças Armadas e a Polícia para enfrentar os novos desafios de segurança que surgiram depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Já Alencar, opinou que as Forças Armadas devem limitar sua tarefa à defesa da soberania nacional e não se envolver em tarefas policiais. Além disso, defendeu também o multilateralismo, lembrando a oposição do Brasil à ofensiva militar lançada pelos Estados Unidos contra o Iraque em 2003.