Título: Novos secretários assumem amanhã
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 22/03/2005, Brasília, p. D3

Governador examina mudanças também em quatro outras Secretarias, em três estatais e em administrações regionais

O governador Joaquim Roriz marcou para amanhã a cerimônia de posse dos novos secretários do GDF. Além dos seis novos nomes já anunciados para as Secretarias de Agricultura, de Educação, de Meio Ambiente, de Saúde e de Trabalho, além da Consultoria Jurídica, Roriz poderá trocar os titulares de outras quatro pastas, além da Emater, do Metrô e da Novacap. Uma dessas modificações deve ser a transferência do atual secretário para Articulação do Entorno, Paulo Roriz, para a administração de Samambaia. O pedido do sobrinho do governador tem uma estratégia política: apesar de contar com uma população de quase 1,2 milhão de pessoas, no Entorno as ações não são tão visíveis como em uma administração. Com 250 mil moradores, Samambaia é um dos grandes filões eleitorais. Cacifou sozinha, por exemplo, o deputado distrital cassado Carlos Xavier nas últimas eleições.

A ida de Paulo Roriz para Samambaia também compensaria a perda da indicação do deputado federal José Roberto Arruda (PFL), ligado ao secretário, na administração do Gama, que acabou entrando nas negociações da recomposição da base. O Gama passará ao grupo do deputado Wilson Lima (Prona). Segundo o presidente do PFL-DF, Paulo Octávio, o partido vai pedir para indicar o substituto de Paulo Roriz, a ele filiado, caso seja confirmada sua saída.

Apesar dos rumores de que seria substituída pela sua antecessora, Ivelise Longui, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Diana Meirelles, deve permanecer no cargo. Fiel aliada do governador, Ivelise prepara-se para ocupar o gabinete deixado pelo distrital Gim Argello (PTB), novo secretário do Trabalho.

Roriz estaria estudando ainda uma possibilidade de encaixar o deputado Benício Tavares (PMDB) no primeiro escalão do governo. Desde que sofreu denúncias de envolvimento com menores prostitutas no Rio Negro (AM), quando na presidência da Câmara, Benício pouco aparece na Casa e passa despercebido nas sessões em plenário. O deputado desejaria os Transportes, mas o governador está receoso de mexer no vespeiro que vem sendo controlado pelo secretário Mauro Cateb.

Pleito dos distritais do PFL, Prona e PP - que hoje compõem o bloco Pró-Brasília - a Secretaria de Cultura também poderá entrar na lista de trocas. Apesar da confirmação de Pedro Borio no cargo durante o anúncio da reforma administrativa na semana passada, circula no Buriti que o governador poderia cedê-lo. A secretária de Turismo, Lúcia Flecha de Lima, também pode perder o cargo após inaugurada a 1ª etapa do Centro de Convenções, no mês que vem.

Na cota dos ex-dissidentes, entrará ainda as indicações para as administrações de Paranoá, Itapuã, Estrutural, Gama e Águas Claras. Para esta última o governador deverá confirmar o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Luiz Carlos Attié.