Título: Hospitais sofrem com falta de especialistas
Autor: Waleska Borges
Fonte: Jornal do Brasil, 22/03/2005, Rio, p. A13

Os 1.140 profissionais de saúde para os seis hospitais sob intervenção no Rio serão contratados por seis meses. Eles vão trabalhar nas emergências dos hospitais e na implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). A contratação dos médicos, enfermeiros e profissionais de outras áreas também vai permitir a reabertura de leitos nos hospitais da Lagoa e Ipanema. Para o gestor do hospital Souza Aguiar, Roberto Bittencourt, a contratação dos profissionais e a instalação do hospital de campanha devem ajudar a diminuir a fila de emergência do hospital. Segundo Bittencourt, no Souza Aguiar faltam 99 profissionais de saúde, entre eles, anestesistas, clínicos e nefrologistas.

- Temos apenas cinco nefrologistas e precisamos de mais oito para assumir a escala de 24 horas - disse Bittencourt.

Segundo o gestor do Souza Aguiar, os médicos nefrologistas estão trabalhando cerca de 36 horas para suprir a carência do hospital.

- Além dos pacientes para hemodiálise grave, aqueles que chegam em urgência, também estamos acolhendo os pacientes crônicos pois há dificuldades de transferi-los para as clínicas - contou Bittencourt, informando que o setor de hemodiálise tem 55 pacientes.

Além do problema de carência de profissionais, o Souza Aguiar sofre com a falta dos profissionais cooperativados: são 36 na unidade.

- Sem receber, muitos não vêm trabalhar. Estamos refazendo a escala de plantão - informou Bittencourt.

De acordo com a gestora do Hospital de Ipanema, Regina Xavier, na unidade faltam 34 profissionais. Entre eles, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e intensivisas. No hospital, apenas quatro dos 10 leitos de tratamento intensivo estão em funcionamento.

- Os leitos estão fechados por falta de equipamentos e de pessoal, mas a situação deverá ser revertida com a contratação dos novos profissionais - adiantou Regina.

Segundo ela, na próxima semana, devem recomeçar as cirurgias para obesidade (redução de estômago).