Título: Unidas pelo minério
Autor: Patrícia Nakamura
Fonte: Jornal do Brasil, 22/03/2005, Economia & Negócios, p. A19
Vale e CSN encerram disputa por mina
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) assinou ontem contrato de venda de 54,7 milhões de toneladas de minério de ferro, nos próximos 10 anos, com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Pelos preços atuais do minério no mercado internacional, o contrato equivale a US$ 2 bilhões, segundo Marcos Marinho Lutz, diretor executivo de infra-estrutura da siderúrgica. Todo o minério será proveniente da Casa de Pedra, jazida que a CSN possui em Congonhas (MG).
A Vale tem direito de preferência de compra da matéria-prima proveniente da mina, segundo contrato assinado em 2001 com o descruzamento das ações entre a Vale e a CSN. É a segunda vez que a mineradora exerce o direito. Nos últimos anos, a CSN vinha brigando com a Vale pelo direito de continuar exportando o minério de ferro que produz.
- A Vale vai adquirir o minério com preços muito inferiores em relação ao seu custo de produção. Pelos projetos de expansão da Vale, a compra de minério de Casa de Pedra se tornará uma estratégia menos lucrativa. É claro que o contrato assinado com a Vale atrapalha as negociações internacionais, uma vez que eles têm o direito de saber os termos com que negociamos nosso minério com nossos clientes. Eles podem cobrir ou até mesmo empatar os preços acordados - afirmou Lutz.
Para o executivo, a empresa espera o parecer dos órgãos reguladores da concorrência que analisam a concentração da Vale no minério de ferro, com a compra de empresas como Samitri, Samarco e Caemi.
A Casa de Pedra produz atualmente 16 milhões de toneladas de minério de ferro. Cerca de 8 milhões de toneladas são consumidas internamente. O excedente é vendido a empresas como Cosipa, Gerdau Açominas e Belgo-Mineira, além de atender a pequenas guseiras. O plano de expansão de Casa de Pedra prevê a exploração de 40 milhões de toneladas anuais a partir de 2007. O excedente será de 31 milhões de toneladas - 5% da oferta mundial.