Título: Jucá: articulador habilidoso
Autor: Sérgio Pardellas, Paulo de Tarso , Sérgio Prado
Fonte: Jornal do Brasil, 23/03/2005, País, p. A3

Em seus tempos de tucano, Romero Jucá já tinha fama de articulador habilidoso e chegou a ser cotado para um ministério na administração Fernando Henrique Cardoso, à qual serviu como vice-líder do governo no Senado. Antes, o senador pertencera ao PPR (atual PP) e ao PFL. Filiado ao PMDB desde 2003, está no segundo mandato, como senador por Roraima. Antes de - mais uma vez - trocar de lado, foi um crítico feroz do governo, no início do mandato de Lula. Depois, passou a ter as suas qualidade de articulador aproveitadas pelo Planalto, relatando projetos estratégicos.

Seu último trabalho foi o de relatar no Senado a polêmica Medida Provisória 232, que corrige a tabela do Imposto de Renda e aumenta o imposto cobrado das empresas prestadoras de serviços.

Pernambucano, com 50 anos, Romero Jucá foi governador do então território de Roraima entre 1988 e 1990, nomeado por José Sarney. Antes, havia sido nomeado, também por Sarney, presidente da Funai, onde ficou entre 1986 e 1988. É formado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco e tem pós-graduação em Engenharia Econômica, pela mesma universidade.